No passado dia 25 de Março de 2023, as bailarinas da companhia da Associação Flic-Flac viajaram até Lisboa para participar na Maratona de Performances que decorreu no Auditório Emílio Rui Vilar – Culturgest, como parte do evento “Para o Gil” em homenagem a Gil Mendo – uma figura incontornável da dança em Portugal. Apresentaram a performance Fragmentos de um Ponto, um excerto do espetáculo “Ponto – dançando Saramago” estreado em Abril de 2022 na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.
Sinopse:
A comunidade de dança apresenta neste dia uma maratona de peças curtas em homenagem a Gil Mendo. O programa foi constituído através de open call e junta pequenas coreografias, fragmentos de espetáculos, intervenções musicais, spoken word, fragmentos de vídeo e performances.
Evento “Para o Gil”
Três dias de homenagem a Gil MendoGil Mendo (1946 – 2022), programador de dança no CCB e na Culturgest e professor na Escola Superior de Dança, deixou um legado de gestos de cuidados e de atenção junto de todas as pessoas com que com ele se cruzaram, com um impacto por vezes silencioso, mas muito eficaz na dança contemporânea em Portugal.
No programa de homenagem e de reconhecimento destes gestos, concebido de forma coletiva pela comunidade da dança e acolhido pela Culturgest, têm lugar uma maratona de performances e quatro conversas em torno de temas que convocam as áreas nas quais Gil Mendo operou: a programação artística, a educação, a construção de políticas culturais e a internacionalização. O evento inclui também um arquivo com documentos relacionados com a sua prática profissional.
Organização: Culturgest
Coreografia: Ana Figueiredo
Música: Diogo Figueiredo
Intérpretes: Joana Martins, Maria Canelas, Maria do Mar Vieira, Mariana Gonçalves e Mariana Marques
Figurinos: Ana Figueiredo
Maratona de Performances inserida no evento “Para o Gil” em homenagem a Gil Mendo.